O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea Am) realizou nesta quinta-feira (16/1), na sede da entidade, a primeira reunião de alinhamento para a Pré-COP 30 – Fórum Amazônico de Engenharia, Agronomia e Geociências, que acontecerá nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, em Manaus.
O evento reunirá especialistas, gestores públicos e acadêmicos para discutir o desenvolvimento sustentável com foco na Amazônia, e terá uma mesa de convergência com a participação de prefeitos do interior do Amazonas, secretários de estado, entre outras autoridades. A meta é a criação de um documento que apresente soluções para o problema dos resíduos sólidos nos municípios do Estado.
A presidente do Crea Amazonas, Alzira Miranda, ressaltou a oportunidade histórica no sentido de apontar soluções reais para o problema que afeta todos os municípios do interior do Estado. “Não estou falando de solucionar de qualquer jeito, não. Estou falando de levar soluções adequadas, porque aí, cada instituição fica responsável por uma calha, por um grupo de municípios. Podemos melhorar a vida da população amazonense. Será um marco histórico para o Estado”, projeta Alzira Miranda.
A presidente do Crea também falou sobre a importância de cuidar da questão dos resíduos sólidos, principalmente no sentido de evitar riscos de contaminação das águas dos rios amazônicos.
“Somos os maiores consumidores de pescado do Brasil. Se a gente polui a água, se tudo vai para a água, você está destruindo tudo. Então se a gente começa a trabalhar o saneamento, começa a trabalhar os lixões, trabalhar da forma adequada, dentro de uma solução que seja viável aos municípios, estaremos fazendo o que muita gente já deveria ter feito há muito tempo. Isso tem que sair do papel. Temos que fazer o real acontecer”, completou.
Participantes
A reunião no Crea, teve representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima de Manaus (SEMMASCLIMA); Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Defesa Civil do Estado, Associação dos Municípios, Serviço Geológico do Brasil (SGB), Bombeiros, Ministério Público de Contas e Companhia De Desenvolvimento do Estado Do Amazonas (Ciama) e da Associação Amazonense de Municípios (AAM). Até a Pré-COP 30, outras três reuniões ainda devem acontecer.
O presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM), e ex-prefeito do município de Rio Preto da Eva, Anderson Sousa, participou do evento no Crea, e listou várias dificuldades dos municípios do interior. “Temos problemas de saneamento, problemas [de falta] de água, com resíduos sólidos, contenção de encostas, desbarrancamento… Estamos aqui criando esse grupo de trabalho para isso”, disse Anderson Souza.
“A criação deste grupo de trabalho, sob o comando da presidente Alzira, está nos dando oportunidade de todos os atores fazerem o seu papel. Estamos chamando o governo do Estado, a bancada federal, a bancada estadual, os ministros para que juntos, possamos encontrar soluções efetivas para fazer projetos e depois partir para a captação de recursos para essa finalidade”, disse o presidente da AAM.
A Pré-COP 30 – Fórum Amazônico de Engenharia, Agronomia e Geociências, vai reunir especialistas do Amazonas, do Brasil e do mundo, em Manaus, durante dois dias. As vagas são limitadas.
Serviço
Evento: Pré-COP 30 – Fórum Amazônico de Engenharia, Agronomia e Geociências
Data: 31 de janeiro e 1º de fevereiro
Local: Centro de Convecções Vasco Vasques
Link para inscrições: Pré-COP 30
Mais informações: Leanderson Lima (99631-5091) assessor de comunicação